Programação

23/08/2017 (quarta-feira)

10h00 às 17h00 Credenciamento XIV SEMISEC

14h00 às 17h00 VI Encontro Regional de Coordenadores e Docentes dos Cursos de Secretariado

19h00 às 22h00 Abertura Oficial do XIV SEMISEC

19h00 às 19h30 Cerimônia de Abertura

19h30 às 20h30 Palestra: Reinventar-se, uma obrigação!
Síntese: Para que o profissional conquiste diferenciais competitivos, enquanto profissão e entre seus pares, necessita estar aberto e trabalhar o processo de mudança, pois conquistar e manter competências distintivas depende de trabalho contínuo e de perseverança.
Palestrante: Alex Ludwig

20h30 às 21h00 Apresentação cultural

21h00 às 22h30 Coquetel

24/08/2017 (quinta-feira)

 

09h30 às 17h00 Exposição dos Trabalhos na Categoria Pôster

09h00 às 09h30 Abertura dos trabalhos e Apresentação das Delegações

10h00 às 11h00 Palestra: Torne Possível o Impossível
Síntese: Levar o público a perceber o potencial infinito que habita em cada pessoa e por meio do autoconhecimento, obter mais resultados positivos nas diversas áreas da vida profissional e pessoal, trazendo mais realização, satisfação, equilíbrio interno e aumento de qualidade de vida.
Palestrante: Edson Almeida

11h00 às 12h00 Painel: Reforma Sindical e os Impactos para a Categoria de Secretariado
Síntese: Discutir e refletir sobre os impactos da reforma sindical para os trabalhadores e, mas especificamente para o secretariado, enquanto categoria. A representatividade de uma categoria é refletida pelo volume de profissionais envolvidos com a causa, portanto é imprescindível a conscientização do fortalecimento do sindicato, da participação ativa dos profissionais junto às lutas da categoria e o apoio as entidades representativas.
Painelistas: Superintendente Regional do Trabalho, Representante da CNTC e da FENASSEC

12h00 às 14h00 Intervalo para almoço

14h00 às 15h00 Palestra: Identidade da Profissão de Secretariado
Síntese: A identidade profissional é a base de competências que personifica o espaço ocupacional, portanto é de suma importância a formação e habilitação profissional, para que o exercício seja pautado em técnicas, conhecimentos e habilidades, que propiciem atitudes que atendam às expectativas dessa atividade profissional. Diante dessa necessidade e das significativas mudanças de modelos de gestão, a abordagem está centrada na reflexão sobre a importância da pesquisa nesse universo e como desenvolver o espírito investigativo no percurso de formação profissional.
Palestrante: Daniela Giareta Durante

15h00 às 17h00

Painel: Atitude, Atuação e Empregabilidade para o Secretariado
Síntese: A discussão visa  abordar uma questão crucial, atualmente, o que estamos fazendo hoje, para garantir a demanda por essa atividade profissional e com um espaço ocupacional ampliado? Em decorrência do processo de mudança e de inovação, que vem passando o mundo dos negócios, há a necessidade de novas formas e técnicas para que as profissões se mantenham atrativas e de utilidade para as organizações. Diante desse cenário, quais competências essenciais e estruturais, que determinam os diferenciais do secretariado em relação as demais atividades profissionais administrativas e serão determinantes para sua empregabilidade?

Painelistas: Nilzenir Ribeiro, Stela Pudo e Condia Boavista – SEBRAE/PI

Mediadora: Maria Bernadete Lira Lieuthier

17h00 às 18h00 Networking e visita aos estandes

 

25/08/2017 (sexta-feira)

 

08h30 às 09h00 Abertura dos trabalhos
09h00 às 10h30 Palestra:  Comportamento X Atitude – Vencendo os desafios e as mudanças

Síntese:  Conhecimento, Habilidade e Atitudes. Sabemos que o conhecimento se adquire, a habilidade se desenvolve, mas a grande questão da atualidade tem sido a Atitude. Como focar nossas atitudes para vencer os desafios e as mudanças do mercado atual? Como trabalhar nossos modelos mentais para que possamos atingir nossos objetivos e alcançar resultados positivos para nossa vida pessoal e profissional, além de desenvolver a automotivação?

Palestrante: Augusto Cruz

10h30 às 12h30 Apresentação dos Três Artigos Classificados.
Premiação dos trabalhos científicos, nas modalidades artigo e pôsteres

12h30 às 14h30 Intervalo para almoço
14h30 às 16h00

Palestra: Criatividade e Inovação na Atuação no Secretariado 
Síntese: O ambiente competitivo tem exigido um foco maior na criatividade e na inovação, como competência estratégica nas organizações. Como o profissional de secretariado se insere nesse contexto para atender as novas demandas das organizações e de negócios? Quais são as perspectivas de carreira diante desse novo cenário? Qual a importância do profissional de secretariado em implantar a criatividade e transformá-la em inovação, para manutenção dessa atividade profissional?

Palestrante: Márcia Siqueira

16h00 às 17h30 Palestra: Ser Melhor, o Desafio de cada Dia
Síntese: Diante de tantos desafios, demandas, exigências e outros fatores externos, o ser humano tem passado por dilemas pessoais e profissionais que afetam seu equilíbrio emocional e a saúde física. Ser melhor é o desafio de cada dia, pois envolve ser pleno como pessoa e competente como profissional, para manutenção da identidade profissional e do comportamento equilibrado, ou seja, ser feliz.
Palestrante: Jannayna Pereira Tavares
17h30 às 18h00 Apresentação da Sede do XV SEMISEC e Encerramento