Programação

23/08/2017 (quarta-feira)

10h00 às 17h00 Credenciamento XIV SEMISEC

14h00 às 17h00 VI Encontro Regional de Coordenadores e Docentes dos Cursos de Secretariado

19h00 às 22h00 Abertura Oficial do XIV SEMISEC

19h00 às 19h30 Cerimônia de Abertura

19h30 às 20h30 Palestra: Mudança Alicerce para Diferencial Competitivo
Síntese: Para que o profissional conquiste diferenciais competitivos, enquanto profissão e entre seus pares, necessita estar aberto e trabalhar o processo de mudança, pois conquistar e manter competências distintivas depende de trabalho contínuo e de perseverança.

Palestrante: Alex Ludwig

20h30 às 20h40

Lançamento do livro “Técnicas Profissionais para Secretariado & Taquigrafia” da autora Maria Helena de Macêdo Lima

20h40 às 21h10 Apresentação cultural

21h10 às 22h00 Coquetel
24/08/2017 (quinta-feira)

09h30 às 17h00 Exposição dos Trabalhos na Categoria Pôster

09h00 às 09h30 Abertura dos trabalhos e Apresentação das Delegações

10h00 às 11h00 Palestra: Torne Possível o Impossível
Síntese: Levar o público a perceber o potencial infinito que habita em cada pessoa e por meio do autoconhecimento, obter mais resultados positivos nas diversas áreas da vida profissional e pessoal, trazendo mais realização, satisfação, equilíbrio interno e aumento de qualidade de vida.
Palestrante: Edson Almeida

11h00 às 12h00 Painel: Reforma Sindical e os Impactos para a Categoria de Secretariado
Síntese: Discutir e refletir sobre os impactos da reforma sindical para os trabalhadores e, mas especificamente para o secretariado, enquanto categoria. A representatividade de uma categoria é refletida pelo volume de profissionais envolvidos com a causa, portanto é imprescindível a conscientização do fortalecimento do sindicato, da participação ativa dos profissionais junto às lutas da categoria e o apoio as entidades representativas.
Painelistas: Superintendente Regional do Trabalho, Representante da CNTC e da FENASSEC

12h00 às 14h00 Intervalo para almoço

14h00 às 15h00 Palestra: Identidade da Profissão de Secretariado
Síntese: A identidade profissional é a base de competências que personifica o espaço ocupacional, portanto é de suma importância a formação e habilitação profissional, para que o exercício seja pautado em técnicas, conhecimentos e habilidades, que propiciem atitudes que atendam às expectativas dessa atividade profissional. Diante dessa necessidade e das significativas mudanças de modelos de gestão, a abordagem está centrada na reflexão sobre a importância da pesquisa nesse universo e como desenvolver o espírito investigativo no percurso de formação profissional.
Palestrante: Daniela Giareta

15h00 às 17h00

Painel: Atitude, Atuação e Empregabilidade para o Secretariado Síntese: A discussão visa  abordar uma questão crucial, atualmente, o que estamos fazendo hoje, para garantir a demanda por essa atividade profissional e com um espaço ocupacional ampliado? Em decorrência do processo de mudança e de inovação, que vem passando o mundo dos negócios, há a necessidade de novas formas e técnicas para que as profissões se mantenham atrativas e de utilidade para as organizações. Diante desse cenário, quais competências essenciais e estruturais, que determinam os diferenciais do secretariado em relação as demais atividades profissionais administrativas e serão determinantes para sua empregabilidade?

Painelistas: Nilzenir Ribeiro, Stela Pudo e Jailton Rodrigues

Mediadora: Maria Bernadete Lira Lieuthier

17h00 às 18h00 Networking e visita aos estandes

25/08/2017 (sexta-feira)

08h30 às 09h00 Abertura dos trabalhos
09h00 às 10h30 Palestra:  Comportamento X Atitude – Vencendo os desafios e as mudanças
Síntese:  Palestrante: Augusto Cruz

 

Síntese:  Conhecimento, Habilidade e Atitudes. Sabemos que o conhecimento se adquire, a habilidade se desenvolve, mas a grande questão da atualidade tem sido a Atitude. Como focar nossas atitudes para vencer os desafios e as mudanças do mercado atual? Como trabalhar nossos modelos mentais para que possamos atingir nossos objetivos e alcançar resultados positivos para nossa vida pessoal e profissional, além de desenvolver a automotivação?

Palestrante: Augusto Cruz

10h30 às 12h30 Apresentação dos Três Artigos Classificados.
Premiação dos trabalhos científicos, nas modalidades artigo e pôsteres

12h30 às 14h30 Intervalo para almoço
14h30 às 16h00

Palestra: Criatividade e Inovação na Atuação no Secretariado 
Síntese: O ambiente competitivo tem exigido um foco maior na criatividade e na inovação, como competência estratégica nas organizações. Como o profissional de secretariado se insere nesse contexto para atender as novas demandas das organizações e de negócios? Quais são as perspectivas de carreira diante desse novo cenário? Qual a importância do profissional de secretariado em implantar a criatividade e transformá-la em inovação, para manutenção dessa atividade profissional?

Palestrante: Márcia Siqueira

16h00 às 16h20

Lançamento do XX CONSEC 2018

16h20 às 16h40

Lançamento do Seminário Nacional para a Criação do Conselho de Secretariado – Auditório Nereu Ramos e Exposição sobre a profissão no Espaço Mário Cóvas, na Câmara Federal – Brasília/DF

16h40 às 17h30

Apresentação e Posse Festiva da nova Diretoria da FENASSEC

26/08/2017 (Sábado)

09h00 às 10h30

 

 

 

 

Palestra: Ser Melhor, o Desafio de cada Dia
Síntese: Diante de tantos desafios, demandas, exigências e outros fatores externos, o ser humano tem passado por dilemas pessoais e profissionais que afetam seu equilíbrio emocional e a saúde física. Ser melhor é o desafio de cada dia, pois envolve ser pleno como pessoa e competente como profissional, para manutenção da identidade profissional e do comportamento equilibrado, ou seja, ser feliz.

Palestrante: Jannayna Pereira Tavares

 

10h30 às 10h45

Apresentação da Sede do XV SEMISEC 2019

10h45 às 11h15 Momento Fitness com Diego Rocha
11h15 às 11h30 Encerramento dos Trabalhos do XIV SEMISEC.